Carta Manzaila e família

Postado em

O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Provérbios 16:9).
Queridos irmãos em Anápolis,
Em Garanhuns-PE, cidade natal de Thalita
Mais um ano novo se inicia e, com ele, muitos planos. Nós temos o costume de, no início do ano, compartilhar uma breve reflexão à luz das Escrituras e, nesta ocasião, não fugiremos à regra. Para isso, tomamos como texto-base o provérbio transcrito no cabeçalho. Ao contrário do que alguns pensam, aqui não se reprova e nem se desestimula o ato de planejar. Antes, o texto bíblico incentiva o planejamento humano e, ainda, o coloca no seu devido lugar, isto é, debaixo do poder (controle), da dependência e da providência de Deus (cf. Provérbios 16:1). Isso significa que, por si só e independentes de Deus, os planos do homem não oferecem garantia alguma de estabilidade ou sucesso. É exatamente isso que nos ensina a parábola do fazendeiro rico e louco (Lucas 12:13-21; cf. Tiago 4:13-16).
Caleb testando o violão
Em suma, com as Escrituras aprendemos que devemos sim planejar, mas sempre de mãos abertas. Devemos submeter ao Senhor os nossos planos, buscando sempre desenvolver, dentre outras, estas três qualidades: sensibilidade para entendermos a Sua vontade, flexibilidade para nos ajustarmos aos Seus propósitos e mobilidade para seguirmos à Sua direção. Porque os caminhos e os pensamentos do Senhor são mais altos do que os nossos (Isaías 55:8-9). Sem dúvida, Deus sempre terá para as nossas vidas propósitos maiores e melhores do que aqueles que nós mesmos concebemos. Por isso, depois de qualquer planejamento e diante da ânsia de vê-lo concretizado, só nos resta descansar no Senhor (cf. Provérbios 16:3; Salmo 37:5). Daí que o nosso maior anseio, neste ano e em todos os dias de nossas vidas, deve ser o de crescermos cada vez mais em nosso relacionamento com o Senhor, porque nisso consiste a nossa felicidade e o nosso sucesso. Não existe alvo maior do que Ele. Portanto, acima de qualquer coisa, pessoa ou circunstância, encontremos nosso maior prazer no Senhor a cada dia novo (Salmo 37:4).
Thalita aproveitando os momentos de lazer
Levando isso em conta, nós (Família Afonso) temos concebido, para este ano, planos que abrangem nossas vidas espiritual, familiar, social e ministerial. Aliás, já neste primeiro mês do ano, temos experimentado a veracidade do que a Bíblia ensina. Esta semana, após a segunda visita a uma das médicas especialistas (otorrinolaringologista), ficamos sabendo que Thalita precisa ser operada para a retirada da adenoide, a qual, havendo crescido demais, tem provocado algumas complicações na saúde dela, dentre elas uma infecção auricular que, por sua vez, está causando a perda gradativa da audição em um dos ouvidos. Esta cirurgia é geralmente rápida, mas, como qualquer outra, requer um tempo de repouso e retorno ao médico.
Pregação em culto alusivo ao Dia da Bíblia
Em razão disso, nossa agenda no Brasil sofrerá algumas alterações. A principal delas é que nosso retorno para Angola, previsto para o dia 13 de fevereiro, provavelmente será adiado para março. Embora isso tudo não estivesse nos nossos planos, estamos descansando e confiantes no Senhor, na certeza de que é Ele quem está controlando e guiando nossos planos, e Ele também dará todo o suprimento necessário. No final das contas, tudo dará certo e Seu Nome será glorificado. A vocês, amados irmãos, pedimos que se juntem a nós em oração. Nos próximos dias, tendo alguma novidade sobre esta situação, nós lhes informaremos. E, também, definiremos quando voltaremos aí em Anápolis, o que, antes, planejávamos fazer no próximo dia 17 do corrente.
Culto na IPB do Aeroporto em Rio Largo-AL

Em desfecho, nosso desejo para os irmãos é que todos os seus planos (bem como os nossos) sejam submetidos à aprovação e à direção de Deus. Que o Senhor e Sua vontade (que é boa, perfeita e agradável) estejam sempre acima dos nossos planos e sonhos para este ano. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor; planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11). Aleluia!

Sob o controle e os cuidados do Pai,

Pr. Manzaila, Rosana, Thalita e Caleb