Dons Espirituais

Postado em

DONS ESPIRITUAIS

DEFINIÇÃO.

Dons espirituais são capacitações divinas distribuídas pelo Espírito Santo a todo crente, segundo os desígnios e a graça de Deus para o bem comum do corpo de Cristo.

Não Confunda Dons Espirituais com Talentos Naturais.

Os talentos podem ser indicadores dos dons que você possui, mas não equivalem necessariamente a eles. Todos temos algumas habilidades naturais, mas Deus reservou os dons espirituais para os crentes. Somente os que creram pessoalmente em Jesus Cristo e receberam o Espírito Santo têm um dom espiritual.

Talentos naturais são concedidos no nascimento físico; dons espirituais são concedidos no nascimento espiritual.

Os talentos naturais são uma expressão da graça comum de Deus a todos os que têm vida. Os dons espirituais são uma graça específica dada por Deus aos que receberam uma nova vida. Embora talentos naturais e dons espirituais não sejam a mesma coisa, tudo o que possuímos deve e pode ser usado para glorificar a Deus e edificar outras pessoas.

Os talentos naturais podem ser transformados pelo Espírito Santo e ser elevados à condição de dons espirituais.

Tantos os talentos naturais como os dons espirituais são dados por Deus

Não Confunda Dons Espirituais com o Fruto do Espírito.

O fruto do Espírito significa qualidades de “ser”; dons espirituais são qualidades de “fazer”.

Gálatas 5.22,23 “Mas o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

O fruto do Espírito indica aquilo que devemos ser.

Os dons espirituais indicam aquilo que fazemos.

O fruto do Espírito significa atitudes. Dons espirituais são aptidões.

DIVERSIDADE:

Há uma diversidade de dons (diareseis), uma variedade de dons, distribuídos por um mesmo Espírito – I Cor 12.4. O Espírito Santo concede os dons necessários para o cumprimento de um ministério. São Nos dados então, a capacidade, a oportunidade e o poder.

DISTRIBUIÇÃO:

– Os dons são distribuídos segundo a soberania do Espírito Santo.

I Cor 12.11,18

– Todo crente tem pelo menos um dom espiritual.

I Cor 7.7; 12.7; Ef 4.7,8 e I Pe 4.10

– Nenhum crente tem todos os dons do Espírito.

I Cor 12.8,9, 29

OBJETIVOS:

– Edificação do corpo de Cristo – os dons são concedidos aos crentes capacitando-os para a edificação da Igreja – Ef 4.12 e I Pe 4.10.

– Glorificação a Deus – os dons são concedidos aos crentes para que através do exercício dos mesmos Deus seja glorificado – I Pe 4.11.

* Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo, segundo a Sua soberania, com o objetivo de capacitar os crentes a desenvolverem ministérios espirituais, edificando o corpo de Cristo e desta forma, glorificando a Deus com suas vidas.

Os dons

01. Dom de Profecia – é a capacidade de percepção e transmissão da Palavra inspirada, fielmente e de maneira esclarecedora das verdades espirituais (ênfase na exposição e não na predição).

02. Dom de Serviço – é a capacidade especial que Deus dá a certos membros do corpo de Cristo para que identifiquem as necessidades não satisfeitas da obra, realizando alguma coisa neste sentido.

03. Dom de Ensino – é a capacidade especial que Deus dá a certos membros do corpo de Cristo para comunicarem informações relevantes para a edificação e o ministério do corpo, de tal modo que os crentes aprendam verdades espirituais.

04. Dom de exortação – é a capacidade especial que Deus dá a certos membros do corpo de Cristo para ministrarem palavras de consolo, encorajamento e conselho a outros membros do corpo, de tal maneira que se sintam ajudados e curados.

05. Dom de contribuição – é a capacidade especial que Deus dá a certos membros do corpo de Cristo para que contribuam com seus recursos materiais para a obra de Deus, com liberalidade e alegria.

06. Dom de liderança – é a capacidade especial que Deus dá a certos membros do corpo de Cristo para estabelecerem alvos de acordo com o propósito de Deus para o futuro, e para transmitirem esse salvos a outros crentes, de tal modo que, voluntária e harmoniosamente, trabalhem juntos para cumprir esses alvos para a glória de Deus.

07. Dom de misericórdia – é a capacidade especial que Deus dá a certos membros do corpo de Cristo para sentirem empatia e compaixão genuínas por pessoas, tanto crentes quanto não crentes, que estejam sofrendo problemas físicos, mentais ou emocionais, e para traduzirem esta compaixão em atos alegremente feitos, que reflitam o amor de Cristo e aliviem o sofrimento.

Pr. Jadir Siqueira