Que caminho segue a tua família?

Postado em

QUE CAMINHO SEGUE A TUA FAMÍLIA ?

Introdução

Vivemos numa sociedade permissiva, que ensina que o errado não é sempre errado e o certo não é sempre certo. Onde a verdade pode ser negociada. Não há mais compromisso com a verdade, e os fiéis desaparecem da face da terra.

O  Desaparecimento  dos  Fiéis    –    Salmo  12.1

I. A Guerra contra a família –  II Tm 3.1-4

A. O Crescimento do Número de Divórcios.

Muitos casais se enganam ao pensar que podem ter-se casado com a pessoa “errada”. Esse é um engano trágico. Um claro exemplo disso, nas Escrituras, é observado na vida de Jacó (Gn 29.30,31,35 , 49.29-31 e 50.13).

Sua escolha foi Raquel, mas a escolha de Deus foi Lia. Apesar das circunstâncias do seu casamento terem sido adversas, Jacó, mesmo assim, deveria aceitar a escolha de Deus. Vamos pensar um pouco sobre toda a situação:  Primeiro Jacó amou Raquel e desprezou Lia; mais tarde ele mudou sua atitude. Quando ele morreu, foi enterrado com Lia, e não com Raquel. E foi Lia, a mãe de Judá, que se tornou a progenitora da linhagem de Cristo. Ela foi realmente a escolha de Deus para Jacó.

Aprenda a confiar nas escolhas de Deus para a sua vida.

B. A Proliferação da Imoralidade.

Revistas e periódicos de grande circulação no país têm promovido diariamente a imoralidade. A revista “Playboy” é uma das mais vendidas no Brasil, e sua ideologia é defender o sexo livre, a promiscuidade. As novelas de televisão continuam a divulgar a fornicação, o fracasso no casamento, o adultério e o divórcio.

Cuidado com a Televisão, Ela Pode DESTRUIR a Sua FAMÍLIA !

C. HomossexualismoO Novo Estilo de Vida.

A “revolução sexual”, a chamada  liberação dos homossexuais, tornou-se outra arma de Satanás para atacar a família.

Ninguém Nasce Homossexual, a Homossexualidade é Aprendida, Induzida e Forçada.

D. A Filosofia do Sistema Mundano.

Uma filosofia satânica permeia as idéias e a moda do mundo onde tudo é unissex – as roupas, os penteados, as pessoas. A ênfase é sempre a mesma: “Abaixo a Família”.

Não Tenha Medo de Ser Quadrado, Tenha Medo do Pecado !

II. O sucídio moral da futura geração.

A. A Conivência Com o Pecado é Mortal.

Quando os pais “justificam” o pecado e a imoralidade, eles cometem um “suicídio moral”, que se torna no “genocídio” da próxima geração.

Os filhos estão ociosos, cada vez mais iniciam no trabalho mais tarde. Entretanto, bem cedo os jovens se envolvem com as drogas, o alcoolismo e o tabagismo. O materialismo e a ideologia humanista ensinam falsos valores às nossas crianças. Nas escolas elas aprendem os vícios. Contudo o seu fracasso vem do lar.

B. A Convivência Com a Imoralidade é Fatal.

A convivência com a imoralidade cauteriza nossa consciência, acomoda o nosso senso crítico de rejeição e grava no subconsciente impressões erradas quanto ao pecado.

A Degradação de Uma Família –   artigo hipotético

“Uma família vivia numa cidade depravada, imoral e perversa. Todos os dias, contemplavam diante dos seus olhos, nas ruas, nas praças, barbaridades tais, que nunca pensaram existir. Entretanto, não se mudaram, pois prosperavam materialmente e tudo o que possuíam estava naquela cidade.

Mas, num certo dia tiveram que deixar subitamente a cidade, nem mesmo deu tempo para levar alguma coisa, saíram da cidade apenas com as roupas que vestiam. E desde então a desgraça caiu sobre aquela família.  Primeiramente a esposa se perdeu irremediavelmente e pereceu. Depois as duas filhas se envolveram em incesto, ficando grávidas do próprio pai.

EM QUE JORNAL SAIU ESTA NOTÍCIA ???      NENHUM !!!

III. O sacrifício de cada dia

A. Sacrifício Faz Parte da Vida – Luc 9.23

Desde o início da luta do homem contra o pecado, Deus providenciou o recurso do sacrifício. O sacrifício pessoal não salvará ninguém, mas é um elemento essencial da vida cristã (Sl 4.5).

B. O Que Você Está Sacrificando Pela Sua Família – Jó 1.5

“Estou sempre ocupado, não tenho tempo para a minha família.”

Você já ouviu alguém dizer isto ?  Você já disse isto? Na verdade o problema real não está no tempo que dispomos, mas no sacrifício que estamos dispostos a fazer (II Sam 24.24).

IV.  As bênçãos de Deus para a Família.

Quando a Bíblia fala de vida eterna, sempre toma o indivíduo como referência. Mas quando trata da salvação, tem a família como alvo e não somente o indivíduo.  Verificaremos na Palavra de Deus que verdadeiramente A SALVAÇÃO É PARA A FAMÍLIA.

A. Deus Criou a Família – Gn 1.27,28

O propósito de Deus foi criar a família – Adão, Eva & filhos.

Satanás logo iniciou o seu plano de destruir a família (tentando Eva, usando Caim).

B. Deus Abençoou a Família – Gn 12.3

O propósito de Deus foi o de abençoar a família.

Deus Sempre Quiz Salvar a Família.

1°-  A Família Que Entrou Na Arca – Gn 7.1 c/ I Pe 3.20b

A Arca não era para uma pessoa, era para toda a família de Noé.

A Bíblia afirma que o homem Noé era jsuto diante de Deus, mas em nenhum lugar afirma que a esposa, filhos e noras de Noé eram justos. Inicialmente só Noé foi mencionado como um homem justo. Todavia, quando Deus preparou Sua Salvação para Noé, Ele o fez também para a sua família, ordenando que todos eles entrassem na arca. A mulher de Noé, seus filhos e noras confiaram na palavra que Deus falou a Noé.

A família creu através do testemunho de Noé (Gn 6.8,9).

Aquele que é crente deve conduzir toda a sua família para dentro da arca.

A sua oração deve ser: “Senhor depositei minha fé em Ti, já adentrei a “arca”. Agora eu te peço Senhor, que me uses para conduzir toda a minha família para dentro da arca.

Para mim Noé foi um dos maiores pregadores de todos os tempos. Alguns pensam o contrário. Testemunhou 120 anos e só conseguir salvar 7 pessoas, daquele mundo antes do dilúvio (I Pe 2.5).

Todavia num mundo pervertido como aquele, salvar a família toda foi um feito extraordinário.

Mas para salvar a família é necessário empreender um projeto de fé. No caso de Noé envolveu 120 anos construindo uma arca.

Cada martelada que dava ao construir a arca era um testemunho da fé de Noé, que cria naquilo que Deus falara sobre o dilúvio.

“PAI, O QUE FOI MESMO QUE DEUS DISSE ?”

No nosso caso, começamos a construir nossa arca para salvar a família quando começamos a praticar e a ensinar a Palavra de Deus. A mostrar aos nossos familiares a único caminho que é Cristo.

Você tem um projeto de fé para a salvação da sua família, ou tem se distraído com projetos mundanos ?

O caminho da família de Noé terminava dentro da Arca. E o caminho da sua família AONDE TERMINA ?

2°-  A Família Que Saiu do Egito – Ex 12.27

Anteriormente consideramos o caso de uma família toda dentro da Arca, agora veremos uma família toda DEBAIXO DO SANGUE DO CORDEIRO – Ex 12.3,7,23

O cordeiro pascal era definitivamente para toda a família e não somente para um indivíduo. Podemos notar novamente quão importante é a família para Deus.

O cordeiro não era morto para uma pessoa, mas para a família. O sangue aplicado na verga e nas ombreiras da porta da casa protegia a família toda. Vendo o sangue, o anjo destruidor passou por cima das casas protegidas – 12.13,23.

No Egito, as famílias israelitas se colocaram debaixo do SANGUE DO CORDEIRO, e a sua família já está DEBAIXO DO SANGUE ?

3°- A Família Sob o Cordão Escarlate – Js 2.19 e 6.17

A cidade de Jericó foi totalmente destruida, porém na cada da prostituta Raabe a família TODA FOI SALVA.

A casa de Raabe não desmoronou junto com as muralhas de Jericó. E a sua casa está firmada na ROCHA ETERNA ?

É maravilhoso notar que no Novo Testamento o princípio é o mesmo. A salvação é para toda a família.

1°- A Família do Cobrador de Impostos – Lc 19.9

A fé e  confissão de Zaqueu precedeu a fé e salvação de sua família.

Queremos que famílias inteiras sejam salvas. Você também quer ?

Ao levar Jesus para casa, o publicano Zaqueu, levou salvação para sua família. Você tem levado Jesus para casa, ou encontra-se com Ele somente aqui na igreja.

2°- A Família da Vendedora de Púrpura – At 16.15

Próximo a um rio Lídia encontrou a salvação de sua alma e a seguir procurou também levar a mensagem de salvação para sua casa para que a sua família também tivesse a oportunidade de  salvação.

E você, tem se procurado fazer com que a SUA FAMÍLIA também ouça a mensagem de salvação ?

3°- A Família do Carcereiro – At 16.31

O carcereiro de Filipos encontrou-se com Cristo ainda ali na prisão, entretanto a história não terminou ali, a salvação chegou a toda a sua família, que ainda naquela noite, creu e foi batizada (At 16.32,33).

Você já é um salvo, e a sua família ?

Conclusão

No V.T. e no N.T.  vemos Deus salvando pessoas para alcançar suas famílias. Este sempre foi o propósito de Deus, salvar almas, para por meio destas salvar outras almas.

A Igreja em Filipos começou com esta promessa: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”  Esta promessa foi cumprida na vida do carcereiro.

QUE DEUS ABENÇOE A SUA FAMÍLIA !!!

Pr. Jadir Siqueira